quarta-feira, 17 de junho de 2009

REFLEXÕES

ANÁLISE DO ENSAIO DE ADORNO

A partir do texto de Adorno passamos a compreender ainda mais a importância de uma educação voltada à valorização da reflexão dialética do indivíduo. Onde haja o resgate desse indivíduo, consciente de seu papel na sociedade, responsável por suas escolhas e auto-determinado.
O que predispôs os indivíduos a aceitarem o nazismo e a barbárie segundo Adorno foi o nacionalismo exacerbado levando o indivíduo a um estado de inconsciência capaz de aderir a práticas sádicas vinculadas a um coletivismo destrutivo. Pois o indivíduo com caráter manipulativo passa a acreditar no “consciente coletivo”, ficando cegamente orientado pelos princípios determinados pelo poder e supremacia de autoridades externas e superiores.
Adorno sugere a autonomia como solução para evitar que a barbárie se repita. A força contra o princípio destrutivo está na reflexão e na auto determinação dos indivíduos para se contraporem a qualquer supremacia coletiva que vise manipular as massas promovendo a anticivilização.
Somente a educação garante ao indivíduo a intervenção na sua realidade, a tomada de consciência do seu “eu” no mundo criando autonomia para vivenciar as mudanças no contexto social em que está inserido.
É pela auto-determinação e conhecimento que o indivíduo se torna capaz de dizer não a este ou aquele Apelo ideológico. Através da conscientização das pessoas frente ao horror que foi Auschwitz é que os indivíduos passarão a refletir sobre ações como estas, que podem levar a desumanização e ao retorno à barbárie.

Um comentário:

Gláucia Henge disse...

Olá! Você troxuxe aspectos muito interessantes discutidos na atividade de reflexão sobre o ensaio de T.Adorno. Fica, inclusive, uma questão a ser mais aprofundada: o que você entende por "reflexão dialética do indivíduo"?