segunda-feira, 14 de setembro de 2009

EJA- Principais idéias

...a alfabetização, concebida como o conhecimento básico, necessário a todos, num mundo em transformação, é um direito humano fundamental. Em toda a sociedade, a alfabetização é uma habilidade primordial em si mesma e um dos pilares para o desenvolvimento de outras habilidades. (...) O desafio é oferecer-lhes esse direito... A alfabetização tem também o papel de promover a participação em atividades sociais, econômicas, políticas e culturais, além de ser um requisito básico para a educação continuada durante a vida. (Declaração de Hamburgo sobre a Educação de Adultos, de 1997).
A educação de Jovens e Adultos- Eja é uma modalidade de ensino que visa educação aos jovens e aos adultos que não concluíram seus estudos em idade apropriada por motivos diversos. Desta forma vem auxiliar na tarefa de diminuição das diferenças sociais e discriminações resultantes destas, resgatando uma divida histórica de exclusão social.
Esta modalidade de ensino tem como função assegurar o direito a uma escola de qualidade, possibilitando ao indivíduo a inserção no mundo do trabalho, nos espaços de participação da vida social afim de que possa desenvolver habilidades, confirmar competências, retomando seu potencial com um nível técnico e profissional mais qualificado.


Referência:
Parecer CEB 11.2000_Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos.

2 comentários:

Patricia Grasel disse...

Oi Ana,
Tudo bem? Lendo sua postagem percebi o que vc considera que seja trabalhado na interdisciplina de EJA e fiquei curiosa. O que vc tem aprendido sobre o EJA o que voc~e já sabie e o que foi novidade? Queres compartilhar um pouquinho mais comigo :)?
Bjos

Luciane Machado disse...

Olá Ana, você apresentou o parecer CEB 11/2000 sobre os princípios da Eja, poderias complementar em outro momento falando sobre a que a Eja se propõe, com base na leitura de Giroux e Regina Hara, a questão da Leitura Crítica do mundo é importante ressaltar.Beijoss.