segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ao ensinar eu também aprendo!

A aprendizagem é construída diariamente, sempre temos algo novo a aprender e trocamos esses saberes com os nossos pares num ciclo incessante. E de repente aquele que ensina também aprende e vice versa. Assim me senti ao realizarmos mais uma saída de campo sugerida pelo grupo da Natureza, como cuidar. Fomos a usina de resíduos domésticos do município de Campo Bom. Lá podemos constatar como a separação do lixo é coisa séria e a reciclagem aponta uma saída para tanto lixo produzido. Cuidar, preservar, reutilizar, reciclar são ações possíveis e urgentes. É preciso que cada cidadão se conscientize e assuma a sua responsabilidade no que diz respeito a sustentabilidade ambiental.
Ao analisarmos o trabalho dos catadores em loco nos sentimos responsáveis por uma mudança de comportamento em relação às questões ambientais. Somos cidadãos e temos que nos assumir como agentes de mudança do mundo que nos cerca.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Querida,

Ótima postagem, realmente ao ensinar também aprendemos, como disse Freire, vou até além, como diz Morin ao ensinar aprendemos e hj além de aprender precisamos aprender a reaprender, resignificar nossas aprendizagens, deixá-las dentro do contexto que a sociedade está, pois o mode de aprender sofreu mudanças e consequentemente o modo de ensinar tmb precisa sofrer tais mudanças.

Bjos