segunda-feira, 1 de outubro de 2007

DE QUEM É A MÚSICA?


DE QUEM É A MÚSICA?
A música está presente em todos os momentos de nossa vida, mesmo antes do nascimento dos meus filhos já costumava alisar a barriga e cantarolar para eles.
Eu particularmente adoro qualquer tipo de música, desde as clássicas até MPB.
A música está em toda parte desde o cantar de um passarinho, o barulho do vento nas folhas das árvores, os pingos da chuva no telhado, tudo sugere uma musicalidade que nos inspira a apreciar a vida. Desperta em nós emoções e sentimentos, faz com que retornemos a momentos marcantes em nossa caminhada.
Estou aqui escrevendo e ao mesmo tempo pensando, que se tivesse que fazer uma coletânea dos melhores momentos de minha vida acho que daria um belo “cd”.
Então, de quem é a música? Bom pra mim a música pertence a todos, pois está presente em nossas vivências de maneira singular.
No tempo em que estudava no primeiro grau, numa escola pública, tínhamos aula de música com uma professora que nos acompanhava ao piano, uma vez por semana, era maravilhoso, nem preciso dizer que participava com muito gosto das aulas, inclusive fazia parte do coral da escola.
Hoje infelizmente, não vemos mais aulas de música nas escolas, talvez por esse motivo haja essa carência de movimentos musicais com melhores conteúdos no país, além dos axés e funks que banalizam nosso ritmo genuinamente brasileiro e o gosto pela boa música.
É justamente aí que o papel de educadores como nós, fará a diferença, pois precisamos apresentar as nossas crianças os mais variados ritmos e estilos musicais para resgatarmos o conhecimento, através da boa música para que possam incentivá-los a criar.
Ana Parker

2 comentários:

Marcelo TGB disse...

Ana. muito interessante o que escreveste, e sobre boa música, tive uma experiência hoje na oficina que dou em dois irmãso. Alunos de 5ª a 8ª série, usei uma música da elis, bebado e equilibrista, muitos torceram o nariz, fiquei satisfeito, pois todos escutaram, mas fiquei impressionado quando uma menina disse: Essa mulher só grita. Não que eu seja contra ao funk, mas eles também e sertanejo, mas ao menos a elis "grita" melodicamente hahshahshahshahs. abraço

Adriana Blog disse...

Acredito que cantamos até mesmo em silêncio. A música reflete em muitos momentos nosso estado de espírito.
Adriana