segunda-feira, 29 de setembro de 2008

REFLETINDO SOBRE A FASE ADULTA

Para definir a fase adulta podemos nos basear em vários aspectos: físicos, biológicos, sociais, psicológicos, políticos e legais.
O indivíduo é considerado adulto em nossa sociedade quando completa 18 anos, se tornando responsável civil e criminalmente pelos seus atos. A partir daí se espera que possa de alguma maneira estar encaminhado para a sua independência financeira, o que de certo modo reforça a sua condição de ser dono do próprio nariz, arcando com suas despesas, responsabilidades e escolhas.
É difícil determinar quando começa ou termina uma fase da vida humana, pois em alguns momentos da vida o indivíduo estando na fase adulta poderá passear por outras fases até mesmo na infância.
Para nós e nossos pais a transição da juventude para a fase adulta estava condicionada a saída da escola, ingresso no mercado de trabalho, casamento, nascimento dos filhos, compra da casa própria, etc. Atualmente ainda seguimos este modelo tradicional, no entanto a seqüência dos fatos não se dá desta forma linear, pois às vezes antes de ingressar no mercado de trabalho ou concluir seus estudos o jovem já assumiu a paternidade ou maternidade.
Assim como nas demais fases da nossa vida, enquanto adultos somos desafiados constantemente a encarar as modificações impostas pelas experiências vivenciadas, nossas escolhas, sucessos e frustrações, acenando com momentos da vida que oportunizarão novas aprendizagens.
Segundo Pierre Furter, o ser humano vive em constante estado de aprendizagem, está sempre em busca do aprimoramento.
O adulto através de suas vivências é motivado a realizar novas descobertas ampliando cada vez mais os seus conhecimentos.

Um comentário:

Cris Lemos disse...

Oi Ana!
Estes aspectos obviamente não apresentam um único tempo para realização das mudanças. Que problemas podem advir deste descompasso? Como é possível superar estas dificuldades?
Você já encaminha esta reflexão: "somos desafiados constantemente a encarar as modificações impostas pelas experiências vivenciadas, nossas escolhas, sucessos e frustrações,acenando com momentos da vida que oportunizarão novas aprendizagens."
Um abraço, Cris Lemos - tutora SL