quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Arquiteturas Pedagógicas

Antes do PEAD nunca havia ouvido falar em arquiteturas pedagógicas.Pelo que entendi das leituras realizadas as arquiteturas pedagógicas propõem o resgate de estratégias pedagógicas aliadas ao uso das tecnologias, sendo assim as aprendizagens ocorrem de forma cooperativa e autônoma.
Por meio das arquiteturas pedagógicas os conhecimentos são construídos e compartilhados o que possibilita uma aprendizagem mediada pela ação e interação dos sujeitos em rede.
O conhecimento extrapola o espaço e o tempo da sala de aula, explorando outros espaços: internet, textos, pensadores, comunidade local e virtual.
A figura do professor é imprescindível nessa proposta, pois cabe a ele criar e recriar as arquiteturas pedagógicas, propondo atividades interdisciplinares, que apontam para diversos caminhos.
O trabalho com o PA se constitui numa das possibilidades das Arquiteturas Pedagógicas, uma vez que propõe uma metodologia interativa e problematizadora, utilizando as tecnologias como meio de interação, possibilitando trocas, pesquisas e a realização de atividades cooperativas de aprendizagem. Há ainda outros três tipos de arquiteturas sugeridas no texto: arquitetura de estudo de caso, arquitetura de aprendizagem incidente e arquitetura de ação simulada.
Utilizar a proposta das arquiteturas pedagógicas em sala de aula é um grande desafio, mas pelo que estamos estudando é possível desenvolvê-la. Se tivesse que aplicar com minha turma, me sentiria mais segura para desenvolver a arquitetura de projetos de aprendizagem, já que é uma proposta conhecida e apenas teria que adaptá-la aliando o uso da rede, apesar de termos só os computadores do laboratório de informática da escola poderiam buscar outros espaços interativos na sala de aula, como por exemplo, um mural onde todos poderiam expor suas experiências, dúvidas e certezas. Ainda lançaria como sugestão que alguns alunos utilizem a Lan house da vila para poder interagir, pesquisar, fazer registros.

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