segunda-feira, 12 de abril de 2010

CONSTRUINDO SABERES

Agora chegou a hora de dar seguimento a tudo que tem sido feito na prática pedagógica. Planejar, elaborar cronogramas,propor tarefas que nos desafiem que nos façam refletir, ir além. A maioria das atividades fazem parte do nosso dia-a -dia, são comuns, porém temos um dado novo: a avaliação.
Estamos sendo desafiadas a uma nova ação, já que desde o início do curso estamos refletindo sobre nossa prática pedagógica, sabemos que precisamos inovar, fazer a diferença frente a todas as mudanças que a sociedade tem passado e a escola também.
Atualmente mais que uma boa formação, a escola tem que oferecer uma formação completa abordando aspectos dentro e fora da sala de aula. Além da utilização de livros, quadro, giz, folhas precisamos oportunizar ao aluno o acesso às ferramentas tecnológicas, garantindo a este a informação.
Adaptar o currículo da escola a realidade do aluno, promovendo atividades que desenvolvam suas potencialidades e competências de acordo com suas necessidades, levando em consideração a sua bagagem sóciocultural é o nosso desafio.
Cabe a nós professores criar condições e escolher a melhor maneira para promover situações de aprendizagem que sejam realmente significativas para os alunos.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Planejamento, avaliação
acesso a ferramentas tecnologicas

Ana,

Pego sua fala sobre nós professores criarmos condições e escolhermos a melhor maneira para promover situações de aprendizagem que sejam realmente significativas para os alunos para dizer que esas condições serão realizadas em conjunto com o comprometimento do professor, com a equipe pedagógica, a família e o aluno. Quanto as tecnologias elas não serão apenas para acesso, pois o acesso nossas crianças dão um jeito e conseguem, serão realmente para o que vc escreveu para significar as informações e produzir conhecimento.
Parabéns pela postagem... parabéns