segunda-feira, 19 de abril de 2010

Estamos sempre aprendendo e re-aprendendo

Gostaria hoje de compartilhar uma leitura maravilhosa que realizei: História do menino que lia o mundo, de Carlos Rodrigues Brandão.
Neste livro ele conta a história de um professor, velho conhecido de todos nós, Paulo Reglus Neves Freire, o mestre Paulo Freire.
Brandão conta a história de uma maneira muito suave e nos faz refletir sobre a nossa constituição sócio-cultural, e do quanto estes influenciam na construção dos nossos conhecimentos.
Ao aprendermos vamos tomando consciência do mundo que está em nossa volta e passamos a querer modificá-lo para vivermos melhor.
O autor também aborda no texto alguns conceitos como: contexto, vida, mundo, companheiro e cultura de maneira bem simples, com uma linguagem acessível, permitindo que se trabalhe com os alunos tais conceitos naturalmente.
Gostei tanto do livro que irei propor uma roda de leitura, juntamente com os alunos para depois então desenvolver os conceitos levantados, já que penso ser imprecindível tal entendimento por parte dos alunos.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Ana

Excelente livro, quando trabalhares com seus alunos não esqueça de compartilhar no portfólio (blog) as fotos e os comentários de seus alunos, isso seá ótimo para quem for visitar seu espaço virtual de registro intelectual.

Bjo