terça-feira, 24 de novembro de 2009

Professor da EJA

Aprendi que é importante investigarmos a história de vida dos alunos e analisarmos o contexto em que estão inseridos e a partir daí traçarmos estratégias para atingirmos este sujeito. Propondo atividades significativas para esses jovens e adultos, levando em consideração suas vivências e a sua bagagem cultural, desenvolvendo as suas habilidades e competências, além de tornarmos a aprendizagem mais interessante, garantiremos a inserção destes indivíduos na sociedade.

Considero importante que o professor possa tornar o aluno da EJA protagonista da sua aprendizagem, trabalhando aspectos de seu contexto,problematizando-os, inserindo sua realidade no currículo, desafiando-os a serem agentes de mudança.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Ana,
Muito interessante seu comentário, vc apresenta o que aprendeu com a interdisciplina de EJA, só fiquei com uma curiosidade: Qual a diferença metodológica do professor de EJA para o professor de ensino fundamental se ambos atuam para tornar o aluno protagonista, realizam suas ações considerando o contexto, problematizando e desafiando?
A pergunta é para te provocar a rfeletir, não precisa me responder, basta refletir em sua própria ação como docente.