quinta-feira, 10 de dezembro de 2009



...a alfabetização, concebida como o conhecimento básico, necessário a todos, num mundo em transformação, é um direito humano fundamental. Em toda a sociedade, a alfabetização é uma habilidade primordial em si mesma e um dos pilares para o desenvolvimento de outras habilidades. (...) O desafio é oferecer-lhes esse direito... A alfabetização tem também o papel de promover a participação em atividades sociais, econômicas, políticas e culturais, além de ser um requisito básico para a educação continuada durante a vida. (Declaração de Hamburgo sobre a Educação de Adultos, de 1997).

A educação de Jovens e Adultos- Eja é uma modalidade de ensino que visa educação aos jovens e aos adultos que não concluíram seus estudos em idade apropriada por motivos diversos. Desta forma vem auxiliar na tarefa de diminuição das diferenças sociais e discriminações resultantes destas, resgatando uma divida histórica de exclusão social.

Busca interferir no campo das desigualdades sociais, possibilitando maior igualdade no espaço social e contribuindo para a concretização da universalização do direito a escola e ao ensino de qualidade, o que significa ter acesso a um bem real, social e simbolicamente importante, contribuindo para a conquista da cidadania e a inserção no mundo do trabalho, através da aquisição das competências exigidas para isso. Oferecerá condições a trabalhadores e a tantos outros segmentos da sociedade que foram desfavorecidos quanto ao acesso e permanência na escola, oferecendo proporcionalmente, maiores oportunidades de resgate da vida escolar e oferecendo reais condições de igualdade social através da aquisição de um ensino que os qualifique profissionalmente e que promovam o pleno exercício da sua cidadania.

Através do acesso a cultura e ao conhecimento formal, o EJA, busca auxiliar na construção da autonomia, da auto-estima e da valorização da identidade social de seu alunadoMais que resgatar dividas sociais ou atender demandas da atualidade, a educação de jovens e adultos propõe novas perspectivas de vida e sociedade, já que se baseia no caráter incompleto do ser humano e concebe o conhecimento como um bem historicamente construído e por tanto constantemente modificável, precisando assim escola, alunos, conteúdos e materiais didáticos se adequarem constantemente a estas modificações, principalmente os que envolvem as tecnologias de comunicação e informação, para melhor qualificação de vida para todos. Para tanto atribui significado as experiências sócio-culturais de seus alunos, possibilitando que igualitariamente, todos possam se formar, se desenvolver e constituir conhecimentos, habilidades, competências e valores que serão utilizados.

O profissional do magistério que se dedica ao Eja deve estar preparado para trabalhar com um grupo de estudantes, que podem ou não serem trabalhadores, podem estar afastados a muito tempo da escola, podem ter dificuldades de manter a freqüência e ou as atividades, podem ter idade igual ou superior ao do professor, etc. Fatores que de uma forma ou de outra podem trazer muitas diferenças nos resultados de trabalho e até mesmo provocar a evasão escolar.

Referência:

· Parecer CEB 11.2000_Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos.

· GADOTTI, Moacir. Estado e Educação Popular: políticas de educação de jovens e adultos. Paixão de Aprender: escola, conhecimento e cidadania. Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, out. 1993, n. 5, p. 54-5.

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