sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Projetos de trabalho

Ao ler o texto de Hernández & Monteserrat (1998) e assistirmos aos vídeos compreendemos a importância de desenvolvermos uma proposta pedagógica tendo como ferramenta os projetos.

Utilizar os projetos para desenvolver um trabalho pedagógico é muito desafiador e podendo envolver alunos de todas as faixas etárias. As aprendizagens por meio dos projetos tornam-se mais significativas para os alunos, uma vez que podem trazer para o ambiente da sala de aula sua bagagem de conhecimentos e participar ativamente da troca de idéias visando a transformar e ressignificar suas aprendizagens.

O projeto poderá partir de uma idéia ou curiosidade dos alunos, oportunizando um trabalho integrado com todas as disciplinas e sujeitos da comunidade dentro e fora da escola. Os alunos aprendem a coletar e selecionar as informações recebidas e a partir destas constroem hipóteses que poderão originar a elaboração de conceitos que solucionarão as dúvidas levando o sujeito a encontrar as respostas e construindo seu conhecimento. Podem desenvolver sua criatividade, autonomia, criticidade, compartilhando conhecimentos, exercitando o prazer de pensar expressando o que aprenderam.

No projeto os conteúdos são mais flexíveis, parte da curiosidade e interesse dos alunos, assim a aprendizagem torna-se mais significativa e extrapola o ambiente escolar, oportunizando aos alunos protagonizarem seu processo de aprendizagem, exigindo do professor cumplicidade, atualização uma vez que deverá ser o animador de todo esse processo.

Este ano propus aos alunos um projeto sobre a diversidade étnica em nosso município para tomarmos conhecimento da participação das várias etnias que foram responsáveis pela construção da história da cidade. Para desenvolvermos esta temática fomos ao encontro de materiais que abordassem a etnia indígena e afro-brasileira, com o objetivo de nos apropriarmos de uma parte da história que não é contada nos livros, mas que é muito importante, pois faz parte da nossa própria história.

Buscamos materiais e propomos atividades variadas tais como: pesquisas, entrevistas com remanescentes da comunidade negra, saídas de campo (visitação a aldeia indígena na Feitoria), participação em seminários, etc. Enfim nos apropriamos da história como protagonistas do nosso saber.

REFERÊNCIAS:

HERNÁNDEZ, Fernando; MONTSERRAT, Ventura. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares. In: _____. A organização do currículo por Projetos de Trabalho. 5ª edição, Porto Alegre: Artmed, 1998.

Nenhum comentário: