sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Lingua Brasileira de Sinais






Particularmente não conheço nenhuma pessoa surda, porém eu trabalhei próxima a uma escola de surdos e quando pegávamos o ônibus ficava observando alguns jovens surdos.

Eles estavam sempre animados e conversavam entre eles usando a linguagem de sinais, se comunicavam também com o cobrador.

Em minha opinião as pessoas surdas não se diferem das demais, apenas utilizam outra maneira de se comunicar enfatizando os movimentos das mãos, do corpo e tem a percepção visual mais desenvolvida.

Num dia desses fui ao supermercado perto de minha casa e pedi ajuda para um funcionário que transitava pelos corredores ele então demonstrou não ter me entendido, logo que percebi que era surdo falei com ele frente a frente e pausadamente, possibilitando a leitura labial, então ele me ajudou a escolher o café que procurava sem maiores problemas.

Para se comunicar com os surdos acho que seria mais fácil se todos soubessem a LIBRAS e nós enquanto educadores mais ainda, pois a qualquer momento poderemos ter que atender um aluno com estas especificidades.

A cultura do surdo é formada por um grupo de pessoas surdas ou ouvintes e que utilizam um tipo de linguagem, regras de comportamento, valores próprios e que compartilham metas em comum e assim como todos nós vão à escola, trabalham, se divertem, namoram, enfim vivem.

Nenhum comentário: