sexta-feira, 15 de outubro de 2010

EIXO 4

Trabalhamos com as interdisciplinas: Representação do mundo pela matemática, Representação do mundo pelas ciências e Representação do mundo pelos Estudos Sociais.


Em matemática passei a mediar a aprendizagem dos meus alunos propondo atividades mais práticas e que desafiassem mais o raciocínio. Passamos a construir noções de tempo e espaço através da criação de jogos, gráficos e desafios matemáticos criados a partir da realidade dos alunos. Por exemplo: Elaborar com os alunos uma lista de compras do supermercado fazendo pesquisas de preços nas lojas do bairro e a partir daí criarmos cálculos e histórias matemáticas.

O objetivo de trabalhar com Estudos Sociais é fazer com que o aluno possa construir noções de tempo e espaço, refletindo sobre as relações sociais no contexto em que está inserido.

Os alunos tomam conhecimento das relações que ocorrem nos grupos dos quais fazem parte: família, escola, bairro, cidade, estado, país; e os acontecimentos que constituíram a história destes.

Também é importante que o aluno compreenda as mudanças sociais em tempos e espaços diferentes, identificando-as por meio da pesquisa em objetos que representem à memória individual ou coletiva.

Fazemos história, os acontecimentos do passado e do presente marcam o nosso tempo. As histórias de vida de cada um de nós se interligam e formam a identidade dos grupos dos quais fazemos parte.

A disciplina de ciências é muito importante dentro do currículo, pois aborda questões relacionadas a vida dos seres e suas inter-relações. Precisamos compreender que fazemos parte do ambiente e, portanto somos responsáveis pela preservação das espécies e do equilíbrio ambiental.

Através do estudo das ciências passamos a nos dar conta da importância do estudo investigativo, levantando hipóteses, concluindo e buscando novas informações a respeito do ambiente natural e sua preservação.

Nenhum comentário: