terça-feira, 19 de outubro de 2010

Eixo - 7

Este semestre foi atípico, tivemos que trabalhar para recuperar horas até mesmo nos domingos devido à gripe A (h1n1), por isso resolvi dar prioridade a realização das atividades das interdisciplinas, realizando as leituras e postagens e deixei de fazer registros do blog com a regularidade indicada.
 Na interdisciplina de EJA observamos o trabalho do professor, as características dos alunos e a importância desta modalidade de ensino:

Na saída de campo pudemos constatar que a maioria dos jovens faz parte da zona urbana da cidade, são alunos multirepetentes que vêem na escola noturna uma possibilidade para continuar estudando, porém continuam levando tudo na brincadeira se atrasam para entregar os trabalhos e demonstram indisciplina. Já os adultos encaram a sério a proposta do professor, demonstram mais interesse, questionam, dão sugestões e reclamam da indisciplina dos jovens, preferindo se matricular em turmas só de adultos.
Através do acesso a cultura e ao conhecimento formal, o EJA, busca auxiliar na construção da autonomia, da auto-estima e da valorização da identidade social de seu alunadoMais que resgatar dividas sociais ou atender demandas da atualidade, a educação de jovens e adultos propõe novas perspectivas de vida e sociedade, já que se baseia no caráter incompleto do ser humano e concebe o conhecimento como um bem historicamente construído e por tanto constantemente modificável, precisando assim escola, alunos, conteúdos e materiais didáticos se adequarem constantemente a estas modificações, principalmente os que envolvem as tecnologias de comunicação e informação, para melhor qualificação de vida para todos.
Aprendi que é importante investigarmos a história de vida dos alunos e analisarmos o contexto em que estão inseridos e a partir daí traçarmos estratégias para atingirmos este sujeito. Propondo atividades significativas para esses jovens e adultos, levando em consideração suas vivências e a sua bagagem cultural, desenvolvendo as suas habilidades e competências, além de tornarmos a aprendizagem mais interessante, garantiremos a inserção destes indivíduos na sociedade.
Considero importante que o professor possa tornar o aluno da EJA protagonista da sua aprendizagem, trabalhando aspectos de seu contexto,problematizando-os, inserindo sua realidade no currículo, desafiando-os a serem agentes de mudança.

Na interdisciplina de Linguagem e Educação fiz referência as práticas de leitura e oralidade no contexto social:

As práticas letradas realizadas pela família ou em instituições como a igreja, são práticas coletivas essenciais onde o conhecimento sobre a escrita é construído coletivamente pela colaboração dos indivíduos de um determinado grupo. Por esta razão faz mais sentido reencaminhar o ensino da escrita na escola priorizando o que há de comum, de semelhante entre oralidade e a escrita valorizando e ampliando a sua função social.
As atividades planejadas para um dia letivo servem como evidências do que pode ser trabalhar o letramento e sua função social na sala de aula, os alunos ao criarem suas receitas de sanduíche passam a usar uma linguagem própria de um livro de receitas e começam a estabelecer as diferenças entre os diversos estilos de texto.
Atividades rotineiras como ir ao mercado, fazer uma lista de compras, lerem a bula do remédio, preparar uma receita, calcular o troco da padaria ou do sorvete são práticas do dia-dia em que o letramento está presente.

Na interdisciplina de Libras faço o relato de algumas experiências que tive com o mundo do surdo e que me levaram a concluir a importância da língua de sinais:

Particularmente não conheço nenhuma pessoa surda, porém eu trabalhei próxima a uma escola de surdos e quando pegávamos o ônibus ficava observando alguns jovens surdos.
Eles estavam sempre animados e conversavam entre eles usando a linguagem de sinais, se comunicavam também com o cobrador.
Na minha opinião as pessoas surdas não se diferem das demais, apenas utilizam outra maneira de se comunicar enfatizando os movimentos das mãos, do corpo e tem a percepção visual mais desenvolvida.
Outra experiência que tive foi no supermercado perto de minha casa onde pedi ajuda para um funcionário que transitava pelos corredores  e ele então demonstrou não ter me entendido, logo percebi que era surdo, então falei com ele frente a frente e pausadamente, possibilitando a leitura labial, desta forma ele me ajudou a escolher o café que procurava sem maiores problemas e eu me senti muito bem por ter conseguido me comunicar.

Na interdisciplina de Didática e avaliação destaco uma observação ao uso dos projetos e falo sobre a avaliação dos alunos:

Este ano propus aos alunos um projeto sobre a diversidade étnica em nosso município para tomarmos conhecimento da participação das várias etnias que foram responsáveis pela construção da história da cidade. Para desenvolvermos esta temática fomos ao encontro de materiais que abordassem a etnia indígena e afro-brasileira, com o objetivo de nos apropriarmos de uma parte da história que não é contada nos livros, mas que é muito importante, pois faz parte da nossa própria história.
Buscamos materiais e propomos atividades variadas tais como: pesquisa entrevista com remanescentes da comunidade negra, saídas de campo (visitação a aldeia indígena na Feitoria), participação em seminários, etc. Enfim nos apropriamos da história como protagonistas do nosso saber.
Realizo a avaliação dos meus alunos levando em conta todos os momentos vivenciados por eles na sala de aula. Proponho atividades diversificadas como: pesquisas, trabalhos em grupo, saídas de campo, produções de texto, considero também a participação e interesse pelos assuntos discutidos.
Costumo observar o desempenho dos alunos e registrar todos os avanços e dificuldades enfrentadas, procuro respeitar o ritmo de cada um e tento rever as estratégias adotadas. A partir daí realizo as intervenções necessárias para que cada um possa sanar suas dificuldades e avançar no processo de aprendizagem.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Querida

Boa sua postagem, bem completa, vc abrange muitos aspectos vistos no eixo 7, se quiseres pode tentar resumir mais nas próximas, mas só se desejar. Bjo