terça-feira, 19 de outubro de 2010

EIXO- 6

“Não devemos chamar o povo à escola para receber instruções, postulados, receitas, ameaças, repreensões e punições, mas para participar coletivamente da construção de um saber, que vai além do puro saber de pura experiência feito, que leve em conta as suas necessidades e o torne instrumento de luta, possibilitando-lhe transformar-se em sujeito de sua própria história.”

(FREIRE, Paulo. A educação na cidade, 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 16.)



Neste semestre realizamos muitas aprendizagens significativas, abordando neste eixo temático assuntos relacionados a questões étnico-raciais, a diversidade cultural brasileira, a inclusão dos portadores de deficiências, princípios morais, ética, estádios do desenvolvimento da aprendizagem, entre tantas outras habilidades e conhecimentos.

Precisamos aguçar a nossa capacidade de observação e sensibilidade para darmos visibilidade em nossas atividades pedagógicas a temáticas voltadas as questões étnicas, culturais, valorizando os assuntos de interesse dos alunos e da comunidade onde a escola está inserida.

Outra questão importantíssima, da qual não podemos fechar os olhos é com relação aos conflitos que muitas vezes são de ordem familiar, mas que se tornam visíveis na escola, pois o espaço escolar muitas vezes é o lugar onde os alunos são ouvidos e lhes é dada a oportunidade de expressar seus sentimentos e carências. Sendo assim cabe a nós professores encontrarmos uma forma de socialização destes conflitos, elaborando projetos educativos que tratem destas e outras problemáticas que fazem parte da realidade dos alunos, ajudando-os a encarar seus problemas refletindo sobre os mesmos.

Precisamos compreender que eles são frutos de um meio social que vai muito além dos muros da escola. Não podemos resolver seus problemas, mas ajudá-los a encontrar caminhos para que se tornem sujeitos questionadores, autônomos, que busquem a melhoria de suas condições de vida, independente de cor, raça ou classe social, com uma vida digna e baseada principalmente no respeito às diferenças, aos direitos das outras pessoas, buscando uma educação para a paz e a igualdade.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Excelente Ana,

Além de trazer o que aprendeu vc traz referencia teórica, o que sustenção sua postagem. Gostei! Bjo